sábado, 9 de maio de 2009

Santos de Calça Jeans

Precisamos de Santos sem véu ou batina.
Precisamos de Santos de calças jeans e tênis.
Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos.
Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se "lascam" na faculdade.
Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem sua castidade.
Precisamos de Santos modernos, Santos do século XXI com uma espiritualidade inserida em nosso tempo.
Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças sociais.
Precisamos de Santos que vivam no mundo, se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo.
Precisamos de Santos que bebam Coca-Cola e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas, que escutem discman.
Precisamos de Santos que amem a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar um refri ou comer pizza no fim-de-semana com os amigos.
(Papa João Paulo II)

Significado da Palavra KERYGMA


O “Kerigma” é uma palavra de origem grega. Buscando suas origens, chegaremos a seguinte explicação: Keryx, significa “quem proclama”. Kerysso, “a ação de proclamar”. Kerigma, “o conteúdo da proclamação.” O primeiro anúncio, o conteúdo do evangelho, portanto, precisa ser kerigmático, onde a pessoa tenha um verdadeiro e duradouro contato com Jesus. O documento de aparecida diz “A iniciação cristã, que inclui o querigma, é a maneira prática de colocar alguém em contato com Jesus Cristo e introduzi-lo no discipulado” (288). E diz mais adiante: “Sentimos a urgência de desenvolver em nossas comunidades um processo de iniciação a vida cristã que comece pelo querigma e que, guiado pela Palavra de Deus, conduza a um encontro pessoal, cada vez mais, com Jesus Cristo, perfeito Deus e perfeito homem, experimentado como plenitude da humanidade e que leve à conversão, ao seguimento em uma comunidade eclesial e aum amadurecimento de fá na prática dos sacramentos, do serviço e da missão” ( 289).