sábado, 9 de maio de 2009

Significado da Palavra KERYGMA


O “Kerigma” é uma palavra de origem grega. Buscando suas origens, chegaremos a seguinte explicação: Keryx, significa “quem proclama”. Kerysso, “a ação de proclamar”. Kerigma, “o conteúdo da proclamação.” O primeiro anúncio, o conteúdo do evangelho, portanto, precisa ser kerigmático, onde a pessoa tenha um verdadeiro e duradouro contato com Jesus. O documento de aparecida diz “A iniciação cristã, que inclui o querigma, é a maneira prática de colocar alguém em contato com Jesus Cristo e introduzi-lo no discipulado” (288). E diz mais adiante: “Sentimos a urgência de desenvolver em nossas comunidades um processo de iniciação a vida cristã que comece pelo querigma e que, guiado pela Palavra de Deus, conduza a um encontro pessoal, cada vez mais, com Jesus Cristo, perfeito Deus e perfeito homem, experimentado como plenitude da humanidade e que leve à conversão, ao seguimento em uma comunidade eclesial e aum amadurecimento de fá na prática dos sacramentos, do serviço e da missão” ( 289).

7 comentários:

  1. eu sou membra de uma grupo de teatro que se chama querigma la de bras de pina vcs conhce?

    ResponderExcluir
  2. Não, não conhecemos. Vocês têm algum site, blog ou página de relacionamento para que também nós possamos conhecer o vosso trabalho?
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Meu grupo de oração tb se chama Kerigma somos todos chamados a ser adoradores em espiríto e verdade. Em Paratibe PE

    ResponderExcluir
  4. eu tenho um gupo de hip-hop e kerigma significa uniao com Deus

    ResponderExcluir
  5. É uma forma de anunciar o verdadeiro evangelho de DEUS.

    ResponderExcluir
  6. Hoje os grupos de jovens e coordenadores,estão cheios de informações sobre Jesus,mas poucos o conhece,portanto anunciem o santo Evangelho a partir de uma experiência pessoal,e os pregadores não sejam papagaios de outros, que só repetem informações sobre o Senhor, mas que posam experimentar o que falam, só assim será um anúncio: Kerygma.

    ResponderExcluir
  7. BENÇAO ESSE NOME...ANUNCIAR A CRISTO SEMPRE!!

    ResponderExcluir